26/10/2010

O Dia Mundial da Alimentação do 6º F

A 16 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Muitas foram as actividades e exposições realizadas para esse dia. Nós, os alunos do 6º F, fizemos folhetos e marcadores, durante as aulas de Formação Cívica, para distribuir aos colegas da escola. Como construímos vários folhetos, a professora fez uma exposição na Biblioteca com os nossos trabalhos.


No dia 15, sexta-feira, durante a tarde distribuímos folhetos aos professores, funcionários e alunos da nossa escola. Depois, na segunda-feira, dia 18, percorremos novamente os corredores da escola para oferecer marcadores de livros.

Tudo isto porque devemos ter cuidado com aquilo que comemos. Nós somos o que comemos.

Os alunos do 6ºF

19/10/2010

Dia Mundial da Alimentação

Escolher os melhores alimentos para a nossa mesa nem sempre é tarefa fácil e exige uma disciplina rigorosa que aposte na descoberta dos sabores naturais e variados que a natureza tem para nos oferecer. Uma alimentação saudável é uma alimentação variada. No sentido de sensibilizar os alunos para a prática de uma alimentação saudável, foram desenvolvidas na nossa escola várias actividades pedagógicas e lúdicas:




· Exposição de trabalhos realizados por alunos de todos os anos;


· Distribuição de leite e fruta e respectiva informação nutricional, pelos alunos do 9ºA;


· Medição da Tensão Arterial e da Glicemia por duas enfermeiras do Centro de Saúde;


· Distribuição de sumo de laranja natural e venda de marmelada, produzidos pelos alunos do CEF de Jardinagem e Espaços Verdes;


· Visualização do filme “Super Size Me”.




Um agradecimento especial aos professores e aos animadores envolvidos que nos ajudaram a tornar este dia memorável e à Junta de Freguesia que muito gentilmente nos cedeu o leite a fruta.




Até para o ano!!
video

15/10/2010

Parlamento dos Jovens 2010/2011


Este ano o tema a tratar no Parlamento dos Jovens será a Violência em Meio Escolar

Objectivos:
• Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
• Dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar.
• Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
• Incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente.
• Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.
• Estimular a capacidade de expressão e argumentação.

Breve resumo do projecto:
- Os alunos interessados em participar no referido projecto deverão apresentar a sua lista à professora Rute Lopes e/ou Ana Rita Lopes.
- Cada lista deve ser composta, obrigatoriamente, por 10 candidatos e apresentar a sua candidatura propondo, no máximo, 3 medidas sobre o tema, com uma breve justificação. Até 10 de Dezembro.
- Até 25 de Janeiro cada Escola realiza as eleições e a sua Sessão Escolar nos termos dos Regulamentos Eleitoral e da Sessão Escolar.
- A Sessão Escolar, realizada com os deputados eleitos, visa debater e aprovar o Projecto de Recomendação da Escola que deve conter, no máximo, 3 medidas e cumprir determinados requisitos. Nesta Sessão os jovens elegerão os seus representantes à Sessão Distrital/Regional Os jovens são convidados também a propor um tema para debate na edição do Parlamento dos Jovens do ano seguinte.
- Participação numa Sessão Distrital/Regional, semelhante à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, proporcionando aos deputados efectivos eleitos nas Escolas para esta Sessão (mais 1 suplente por Escola) a experiência dum debate parlamentar com a presença dum Deputado. (Março de 2011).
- Participação na Sessão Nacional do Parlamento dos jovens (Abril / Maio)

Calendário:
• 10 de Janeiro (15.10-16.35) – Debate com o deputado na sala dos grandes grupos
• 5 a 11 de Janeiro – Campanha Eleitoral
• 14 de Janeiro – Eleições
• 20 de Janeiro – Sessão Escolar


Para mais informações contactar as professoras Rute Lopes ou Ana Rita Lopes e/ ou consultar o site: http://app.parlamento.pt/webjovem2011/index.html