26/10/2009

Dia Mundial da Alimentação

Os Projectos “Educação para a Saúde”, TEIP e “Onde estamos, para onde vamos…, da Gulbenkian, e os Grupos Disciplinares de Ciências da Natureza e Ciências Naturais dinamizaram o Dia Mundial da Alimentação, na nossa Escola, no passado dia 16 de Outubro.
É necessário "saber comer" - saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da vida. O rápido desenvolvimento físico e intelectual da criança deverá ser devidamente compensado com uma alimentação rica, variada e equilibrada. Não obstante pesarem muito menos que os adultos, as crianças têm uma maior necessidade de nutrientes e de calorias na sua alimentação.

Uma criança bem alimentada cresce equilibradamente tanto ao nível físico como psicológico e adquire com naturalidade as defesas necessárias para combater as doenças e as infecções.
O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, mas a escola, também, assume uma particular importância. No sentido de sensibilizar os alunos para a prática de uma alimentação saudável, foram desenvolvidas, neste dia, várias actividades pedagógicas e lúdicas:
 Visionamento do filme “Super Size Me”;
 Projecção de um filme sobre hábitos alimentares realizado pelos alunos;
 Medição da Tensão Arterial por alunos do 9º Ano;
 Distribuição de folhetos sobre as principiais regras da Alimentação Saudável;
 Distribuição de Fruta/Leite e respectiva informação nutricional, com o apoio da Junta de Freguesia de Casal de Cambra;
 Sessões de esclarecimento sobre o tema “Alimentação saudável”:
● Promovidas pela Técnica de Saúde Escolar, Elsa Ramos, do Centro de Saúde de Queluz.

● Promovidas pela nutricionista Ana Louro, da Plataforma Contra a Obesidade.
 Exposição de trabalhos sobre o tema “Alimentação Equilibrada e Saudável”, elaborados pelos alunos dos 2º e 3º Ciclos;
 Distribuição de receitas equilibradas.

Uma palavra especial de agradecimento, reconhecimento, respeito e amizade para todos os participantes, por todo o empenho e responsabilidade declarados e pelos seus esforços para a comemoração deste dia e para que tudo corresse bem.
Para o ano há mais!!!

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

Parabens a todos os ENVOLVIDOS...foi um dia em grande....!!

Em@nuel Vicente