18/01/2010

Festa de Natal










Este ano a Festa de Natal foi realizada num espaço bem maior, o ginásio da nossa escola. Teve como temática o Natal mas… um Natal ecológico, contando com a participação de todos os alunos da disciplina de Educação Musical do quinto ano de escolaridade e ainda com os alunos que integram o Programa Eco-Escolas. Os alunos do segundo ciclo conceberam todos os adereços e enfeites para a apresentação do musical "À Procura de um Pinheiro" com a ajuda preciosa dos alunos do 9ºA que realizaram, nas aulas de Educação Visual, alguns adereços. A obra de José Carlos Godinho (autor do musical) tem uma história simples mas rica na sua mensagem humana e ecológica:
Chegou o Natal, tempo de Broas de Mel. Os enfeites, bolas de cristal, fitas coloridas e luzes cintilantes andam à procura de um pinheiro para se pendurarem. Porém, os pinheiros recusam-se, dizendo: “Não nos destruam, nem tirem do chão pois que é diferente a nossa função”. Os enfeites ficam surpreendidos: "Sem pinheiro para enfeitar, o que vai ser deste Natal?" A não ser que... uma Estrela possa levar quem quiser no seu véu. Cantam os Anjos in excelcis Deo. É NATAL em ti, NATAL em mim, NATAL em todos nós…
As Bandeiras da Escola e Eco-Escolas desfilaram sobre os patins das alunas Lusandra do 9ºB e Edmara do CEF AC.


Foi ainda desenrolada, como que a envolver a Festa, uma faixa com a frase: “PARA TERES UM NATAL FELIZ, NÃO USES UM PINHEIRO DE RAIZ – SALVEM O AMBIENTE.”, realizada pelos alunos da turma 9ºA.
Foi bonita a nossa Festa de Natal!!!!. Para a mensagem ecológica passar melhor, foi elaborado na disciplina de Educação Visual um folheto com a letra da música e com uma frase que chama a atenção ao trabalho do 5ºA na disciplina de Jardinagem: “ O 5ºA já plantou, agora resta aguardar, que cresçam pinheirinhos bonitos para o ambiente preservar”.

Sem comentários: