20/05/2010

Maria Teresa Maia Gonzalez veio à nossa Escola

No dia 5 de Maio, tivemos uma visita muitíssimo especial! Maria Teresa Maia Gonzalez, autora de um dos livros mais queridos dos adolescentes portugueses, A Lua de Joana, veio à nossa Biblioteca para falar um pouco com alunos de várias turmas do 8º ano.

video

O encontro iniciou-se com duas prendas muito especiais que quisemos oferecer a Maria Teresa Maia Gonzalez.

Em primeiro lugar, alguns alunos do 8º E fizeram uma belíssima representação a partir da adaptação por eles efectuada de A Lua de Joana. O nervosismo era grande mas os actores desempenharam muito bem os seus papéis e o aplauso final compensou certamente as noites mal dormidas.

De seguida, foi lida uma carta imaginada pelos alunos do 8º C, uma carta que poderia ter sido escrita pelo irmão de Joana, o "Pré-Histórico" ou "Traumatizado".

Depois das prendas, a autora respondeu às nossas questões e falou-nos acerca das suas obras. Ficámos a saber um pouco sobre a sua motivação para escrever os livros e sobre a sua filosofia de vida. Achámo-la muito querida e muito calma, com excelentes sugestões e conselhos para a vida. Um deles, muito importante, foi o de aproveitar o tempo disponível das nossas vidas para actividades produtivas e de qualidade, em vez de deixarmos que o tempo passe por nós sem o usarmos das melhores formas.

Finalmente, foram ofertados à autora presentes made in Agostinho da Silva: cabaz de produtos hortícolas (da autoria do PIEF e CEF Jardinagem), a carta do irmão da Joana (escrita pelos alunos do 8º C) e uma ilustração do livro (feita pela Ana Catarina do 9º A).

Maria Teresa Maia Gonzalez mostrou-se evidentemente alegre com a vinda à nossa escola, especialmente com a dedicação dos alunos do 8º ano nos trabalhos que efectuaram acerca da sua obra.

Sem comentários: