20/11/2009

Belém e as Descobertas

No dia 17 de Novembro, os alunos do 8º ano, turmas B e C, acompanhados pelas professoras Cristina Crespo e Júlia Prada, participaram numa visita de estudo ao Padrão dos Descobrimentos e Mosteiro dos Jerónimos, situados em Belém, no âmbito da disciplina de História. Partimos às 13h30 e a tarde de Outono estava convidativa à nossa visita.
A primeira parte da visita consistiu em explorar o Padrão dos Descobrimentos, onde nos esperava a guia.

No seu interior encontrava-se uma sala de recepção, na qual assistimos a um vídeo sobre a história da cidade de Lisboa. Depois fomos até ao miradouro, e aproveitámos a magnífica paisagem sobre o rio Tejo e a cidade lisboeta para tirar umas fotografias. A seguir descemos no elevador até ao exterior do Padrão onde se encontra uma rosa-dos-ventos, em mármore, com cinquenta metros de diâmetro. Esta contém um planisfério onde é possível observar as principais rotas dos Descobrimentos Portugueses.


A nossa guia apresentou-nos o nome das trinta e três figuras históricas representadas no Padrão dos Descobrimentos e associou-lhes os seus feitos. Após a conclusão da primeira parte da visita, dirigimo-nos ao Mosteiro dos Jerónimos, que não ficava muito longe e foi no seu jardim que lanchámos. O Mosteiro dos Jerónimos, cujo nome é na realidade Mosteiro de Santa Maria de Belém, foi mandado construir em 1501, pelo rei D. Manuel I. Neste monumento são bem visíveis as características do estilo Manuelino. Aqui viveram os monges da Ordem de S. Jerónimo até ao ano de 1833, altura em que foi decretada uma lei que os obrigou a sair do Mosteiro. Este famoso e imponente mosteiro tem mais de 500 anos! A segunda parte da visita decorreu no exterior do Mosteiro, onde tirámos mais fotografias e como não tínhamos um guia, explorámos o mosteiro de livre vontade, sob a orientação da nossa professora de História. No seu interior não podíamos fazer barulho, pois este é uma igreja, um local onde se reza e se apela ao culto de Deus. Observámos os túmulos de Vasco da Gama e de Luís de Camões, duas personalidades históricas muito conhecidas de todos nós. Percorremos a Nave Central da Igreja, ou seja, o “coração” desta e achamo-la fascinante.
Observámos com admiração a altura das colunas e o modo fantástico como estão trabalhadas. Vimos os magníficos vitrais da igreja e dirigimo-nos à Capela-Mor onde estão os túmulos do rei D. Manuel I e da sua família. Saímos do Mosteiro e visitamos um outro local histórico pouco conhecido, chamado “Beco do Chão Salgado”, aqui ocorreu a decapitação da família Távora, a quem o Marquês de Pombal detestava. Nesse brutal acontecimento, o chão ficou coberto de sangue e, segundo a lenda, tiveram de espalhar sal para o ensopar, a isto se deve o nome que foi atribuído àquele local. No final, o mais apetitoso: nham nham... Fomos encher o "bandulho" de pastéis de Belém!! Huummm! Adorámos!

1 comentário:

Anónimo disse...

a melhor parte foi a dos pasteis de Belém, claro...