25/03/2010

Assembleia Geral das Nações Unidas em Casal de Cambra

No dia vinte e seis de Fevereiro, pelas 10 horas e 15, realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de Casal de Cambra uma simulação de uma Assembleia Geral das Nações Unidas, para debater a temática da Pena de Morte. Participaram oito turmas da nossa escola, cada uma representando um país. Estiveram presentes na sessão os representantes da Amnistia Internacional: a Profª. Doutora Maria Teresa Nogueira e o doutor Daniel Oliveira.



A favor da aplicação da pena máxima estávamos nós, representando a Arábia Saudita, a par da China e do Bangladesh. Contra nós estavam Portugal, Timor Leste, África do Sul e Chile. O Senegal era um país abolicionista na prática, mas não na lei.


A religião do nosso país é o Islamismo e defendemos as leis do Corão e a pena de morte. Logo no início do debate fomos os primeiros a ser questionados. Sem nada escrito, improvisámos a totalidade da nossa intervenção. Representámos o país mais radical e pesado face à temática e defendemos a nossa posição oficial “com unhas e dentes”, invocando razões como Alá ou a protecção da sociedade. Fomos bastante criticados por outros países.


No início da sessão, todos os alunos presentes votaram a favor ou contra a pena de morte. Esta votação foi repetida no final do debate, tendo-se verificado um decréscimo nos votos a favor.

Já nas despedidas, os membros da Amnistia Internacional confidenciaram-nos a sua surpresa relativamente ao sucesso desta sessão. Foi a primeira vez que a promoveram junto de alunos do 3º Ciclo (habitualmente só as fazem nas Escolas Secundárias) e acharam boas as nossas intervenções.

Agradecemos enormemente a vinda da Aministia Internacional e também um gigantesco OBRIGADO à presidente da Junta de Freguesia, drª. Fernanda Anunciação, pela cedência do espaço.



Alunos do 9º F (CEF Práticas Administrativas)


Sem comentários: