07/07/2011

Vinda de um escritor à nossa escola



Numa aula do 2º período de Língua Portuguesa, na turma do 7º E, a aluna Cristina Cupertino apresentou, aos colegas e à professora Sofia Diniz, um livro de contos escritos pelo seu próprio pai, o sr. Luís Cupertino. Explicou a Cristina que o seu pai tinha sido professor do Ensino Primário em S. Tomé, sua terra natal, durante vários anos. Acrescentou que aqueles e outros contos escritos pelo pai tinham tido como objectivo cativar os alunos são-tomenses para a leitura.
Naquele dia a apresentação do livro correu muito bem e tanto os restantes alunos da turma como a professora de Língua Portuguesa ficaram curiosos acerca dos livros do Sr. Luís Cupertino. Assim, outras obras deste escritor foram trazidas para a aula, ficando a turma a saber que um dos contos era sobre o irmão mais velho da Cristina, o Luís, também aluno da nossa escola.
Os dados estavam lançados: só faltava convidar o célebre escritor e pai de dois alunos da Agostinho da Silva para vir à nossa Biblioteca falar sobre a sua obra e ler alguns dos seus contos. Assim foi: depois de muitas tentativas para conciliar datas e horários, o sr. Luís Cupertino cá veio, falou com os alunos do 7º E, mostrou imagens deslumbrantes de S. Tomé e Príncipe, leu alguns dos seus contos e maravilhou-nos com a sua presença.


Será certamente uma experiência a repetir!

Projecto UNICEF

Ao longo do ano lectivo os alunos das turmas 7ºB e C participaram no Programa “Cidadania, Direitos e Responsabilidades das Crianças”, implementado nas aulas de Formação Cívica, em parceria com o Comité Português para a UNICEF, Câmara Municipal de Sintra e SOLAMI.
O Programa assenta na participação activa dos jovens, através da qual estes adquirem competências para conhecer, compreender e defender os direitos e desenvolver atitudes de igualdade e dignidade inerentes a cada ser humano.
Durante este ano lectivo as actividades centraram-se em torno da temática da violência e em especial do bullying, tema sugerido pelos alunos.
As actividades desenvolvidas foram diversas desde dramatizações, discussão de possíveis soluções para esta questão, elaboração e aplicação de um inquérito à população escolar, tratamento dos dados obtidos e sua divulgação à comunidade.
O trabalho desenvolvido teve um impacto positivo junto dos alunos, ficando estes mais sensibilizados e pró-activos perante as situações de bullying.
Seguem-se alguns exemplos de gráficos, elaborados de acordo com as respostas dadas pelos alunos da escola. Os comentários ao lado destes foram feitos pelos alunos que analisaram os inquéritos.
Incluem-se também as conclusões dos alunos das duas turmas participantes, assim como as sugestões retiradas dos referidos inquéritos.