07/07/2011

Projecto UNICEF

Ao longo do ano lectivo os alunos das turmas 7ºB e C participaram no Programa “Cidadania, Direitos e Responsabilidades das Crianças”, implementado nas aulas de Formação Cívica, em parceria com o Comité Português para a UNICEF, Câmara Municipal de Sintra e SOLAMI.
O Programa assenta na participação activa dos jovens, através da qual estes adquirem competências para conhecer, compreender e defender os direitos e desenvolver atitudes de igualdade e dignidade inerentes a cada ser humano.
Durante este ano lectivo as actividades centraram-se em torno da temática da violência e em especial do bullying, tema sugerido pelos alunos.
As actividades desenvolvidas foram diversas desde dramatizações, discussão de possíveis soluções para esta questão, elaboração e aplicação de um inquérito à população escolar, tratamento dos dados obtidos e sua divulgação à comunidade.
O trabalho desenvolvido teve um impacto positivo junto dos alunos, ficando estes mais sensibilizados e pró-activos perante as situações de bullying.
Seguem-se alguns exemplos de gráficos, elaborados de acordo com as respostas dadas pelos alunos da escola. Os comentários ao lado destes foram feitos pelos alunos que analisaram os inquéritos.
Incluem-se também as conclusões dos alunos das duas turmas participantes, assim como as sugestões retiradas dos referidos inquéritos.

Sem comentários: