13/09/2011

Sementes para um futuro melhor





“É estranha a nossa situação na Terra. Cada um de nós passa por cá numa breve visita, não sabendo porquê, embora por vezes se vislumbre algum propósito. Do ponto de vista do nosso quotidiano há contudo uma coisa que sabemos: que estamos cá para os outros, sobretudo para aqueles de cujos sorrisos e bem-estar a nossa felicidade depende.” Albert Einstein

As sementes para um futuro melhor são lançadas à terra e cuidadas para que possam germinar e crescer em saúde. Foi assim mais um ano lectivo, através da implementação de projectos como Crescer em Saúde e O ambiente é de todos, nos quais estiveram envolvidos professores, alunos, pais e familiares, bem como diversas entidades públicas locais e nacionais que efectuaram parcerias com o Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra.
O primeiro projecto teve a participação directa de 1410 alunos e o segundo de 430.
A vida saudável é um estilo de vida e quando queremos ser saudáveis é porque queremos viver melhor, ter mais energia, prevenir doenças e principalmente ser felizes. Ao contrário do que alguns pensam, ser saudável não é ser infeliz. É, portanto, ser ainda mais feliz, devido a todos os benefícios que tal comportamento nos traz ao longo da vida, evitando factores de risco contra os quais é tão fácil lutar se existir, desde criança, uma educação para a saúde. Conscientes de que este é um objectivo ambicioso, aproveitámos a existência do projecto Crescer em Saúde e estabelecemos como metas fomentar a assertividade, a formação cívica, a construção dos afectos, a saúde social, bem como a consciência ecológica e o desenvolvimento sustentável.
Detectadas inicialmente fragilidades como: falta de regras de alimentação, hábitos de higiene, infecções sexualmente transmissíveis, consumo de álcool, tabaco e drogas, gravidez na adolescência e bulliyng, foram estes os temas que nortearam o projecto.
Para concretizar o nosso objectivo realizaram-se, ao longo do ano lectivo, diversas actividades, tais como: inquéritos, exposições, maquetas, sessões educativas e informativas, exploração de histórias, comemorações de efemeridades, rastreios, acções de formação, criação de um circuito rodoviário, elaboração de desdobráveis e cartazes, corrida solidária, jogos lúdicos, feira das Ciências, tenda para a saúde, visitas de estudo, entre outras.




Toda a comunidade educativa se entregou de corpo e alma a este projecto e no final havia sorrisos estampados nos rostos, pois foi visível a participação dos alunos na vida cívica de forma responsável, solidária e crítica.
O esforço foi recompensado, uma vez que o projecto, ao abranger todo o Agrupamento com actividades criativas e dinâmicas, foi considerado pelos observadores externos como um bom exemplo de serviço prestado à comunidade. Foi reconhecido pelo Conselho Pedagógico como pertinente, eficaz e exequível, pois contribuiu, na íntegra, para a formação pessoal, social e educativa de toda a comunidade e alcançou o primeiro lugar no concurso de projectos dinamizados pela Câmara Municipal de Sintra, no âmbito do Programa de Apoio à Qualidade nas Escolas.
“É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve.” (Victor Hugo)
Nascido em nós o desejo de despertar consciências e partindo do princípio que ser professor é ser ciência, saber, informação, lançámo-nos num outro projecto pois cabe a nós sermos capazes de ser bússola daqueles que são neste planeta considerados “as sementes do futuro”, ou seja, as nossas crianças. “Sementes” que nós queremos que possam viver, podendo respirar sem que a emissão de gases aumente o efeito de estufa e este seja uma preocupação. Sementes que nós queremos ver crescer sem que assistam à destruição do Planeta Terra que é de todos nós. Conscientes de que esta deverá ser uma missão colectiva e não individual foi, como educadores, cientes do seu dever de educar e informar, que abraçámos o Projecto O Ambiente é de Todos - vamos usar bem a energia, para que as nossas crianças possam crescer em saúde e venham a viver num planeta mais verde.
O desafio era entrar no mundo da eficiência energética, fazer a diferença e contribuir para a redução do aquecimento global.
Lançámo-nos nesta aventura e foram muitos os que partiram à descoberta de formas lúdicas que permitissem abordagens sérias e construtivas de saber, de formas de “usar bem a energia” e poupar o ambiente. Era mais uma missão ambiciosa, onde pretendíamos, mais uma vez, envolver todo o Agrupamento, mas não foi preciso muito para que a união fizesse a força e todos se transformassem em energia, essa que é preciso saber usar em prol de todos. Unidos, pesquisámos e analisámos consumos energéticos na escola e no meio envolvente; unidos, contactámos entidades locais e empresas e, unidos, chegámos à conclusão de que era preciso fazer mesmo alguma coisa que contribuísse para a sustentabilidade ambiental da nossa escola e do meio envolvente. Dados analisados, a missão seguinte era desenvolver acções que passassem mensagens a reter e, foi com base nesse objectivo, que se produziram entrevistas; se distribuíram à comunidade folhetos informativos; se venderam coentros e amores-perfeitos com mensagens de poupança energética; se construíram cartazes, moinhos de vento em feltro em forma de porta-chaves e acessórios de moda, se estamparam t-shirts; se fizeram vídeos, jogos, dramatizações e músicas alusivos à poupança de energia, à alteração de hábitos de consumo e à preservação do ambiente.






Todas as actividades tiveram sempre como pilar orientador, o objectivo de informar, de consciencializar, de alterar mentalidades para fomentar a mudança e criar, ao mesmo tempo, acções de intervenção que contribuíssem para uma melhor eficiência energética, lançando deste modo as sementes para um futuro melhor. Se o objectivo foi conseguido, por modéstia, não respondemos, mas que todos se uniram, que todos desde a Direcção da Escola, a professores, auxiliares, animadores, comunidade local e entidades nacionais, novamente colaboraram e mostraram vontade de mudar, disso temos a certeza! Afinal, nunca devemos perder a esperança e pensar que nada podemos fazer! Tudo está nas nossas mãos!

Equipa de trabalho:
Rosa Luís
Ana Rita Lopes
Gertrudes Guerreiro

Sem comentários: